Brasília/DF
(61) 3244-1810 (61) 99143-6466
Recife/PE
(81) 3032-4567 (81) 99279-3331
Anápolis/GO
(61) 99143-6466 (61) 99143-6466
Pelotas/RS
(53)3305-2456 (51) 99860-2244
Fortaleza/CE
(85) 99169-6837 (85) 99169-6837
Tratamento Transtorno Obsessivo Compulsivo TOC

Tratamento Transtorno Obsessivo Compulsivo TOC


Todos nós podemos ser um pouco obsessivos, supersticiosos ou ter algumas manias. Possuímos também uma tendência a temer coisas desagradáveis, tentar corrigir erros e evitá-los. Esses mecanismos funcionam como forma de nos organizar melhor e de prevenir problemas.

Portanto, é importante termos essas características funcionando de maneira adequada, na intensidade e na frequência corretas. Quando esse circuito passa a funcionar de forma muito intensa ou repetidamente, gera pensamentos e comportamentos repetitivos, que nos trazem sofrimento e nos fazem perder horas de nosso dia, acarretando prejuízos na realização das atividades diárias. A esse exagero chamamos transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

Os erros cometidos, em especial aqueles que tomam a forma de gafes sociais, se tornam motivo de ruminação mental, gerando ideias desencadeadoras de grande ansiedade e produtoras de atitudes compulsivas (comportamentos repetitivos). Estas últimas oferecem alívio momentâneo, mas resultam no aprisionamento, num círculo vicioso que tende a se cristalizar com o tempo, resultando em uma vida limitada, impeditiva, com prejuízos no trabalho, na vida afetiva e nos relacionamentos sociais.
Além da ansiedade, outros traços de personalidade relacionados ao TOC são o perfeccionismo, o desejo de ter tudo sob controle e um senso exagerado de responsabilidade e de dever.

É verdade que, de forma geral, gostamos de fazer as coisas bem feitas, assim como valorizamos os outros pelo que eles fazem muito bem. No entanto, fazer tudo bem o tempo todo e em qualquer área da nossa vida é uma tarefa impossível e que ultrapassa a capacidade humana de resposta a todas as situações que necessitam da nossa atenção.

Para não adoecermos, precisamos entender, aceitar e respeitar os nossos limites.

Infelizmente, grande parte das pessoas que vivenciam os sintomas do TOC sofre sozinha, e isso geralmente acontece por insegurança e vergonha. É importante ressaltar que seja qual for o motivo, esconder os sintomas não é um bom caminho. Quanto mais se adia o tratamento, mais grave fica a doença.

Os tratamentos medicamentoso e psicoterápico são complementares. A psicoterapia contribui para que os portadores de TOC mudem suas ideias distorcidas em relação aos acontecimentos, ao ambiente e à vida em geral, e revejam seus comportamentos repetitivos.

Plano de Tratamento

O transtorno obsessivo compulsivo (TOC) é uma doença que pode ter causas variadas. Os sintomas de TOC podem aparecer em qualquer momento da vida, desde criança até a terceira idade. A doença está relacionada a pensamentos desconfortáveis ou angustiantes e a pessoa passa a tomar atitudes compulsivas para aliviar a ansiedade, como lavar as mãos muitas vezes, contar azulejos, verificar constantemente se a porta está fechada, entre outros.

Quem sofre de TOC pode ser prejudicado na vida pessoal ou profissional por não conseguir manter o controle dos pensamentos e comportamentos obsessivos.No entanto, com tratamento é possível uma melhoria significativa na saúde e bem-estar dos pacientes que têm TOC. A Clínica Viva possui o Personal Care, onde o paciente pode ser um tratamento adequado e reaprender a ter autocontrole.

Projeto Terapêutico

Saiba como funciona todo o tratamento

O tratamento Personal Care, da Clínica Viva, utiliza a metodologia de terapia cognitivo-comportamental, orientando o paciente a entender os padrões de pensamento que o levam a ter determinados comportamentos.

Quem sofre de transtorno obsessivo compulsivo terá acompanhamento de psicoterapeutas especializados em Terapia Cognitiva Comportamental, um método que irá auxiliar na busca por autocontrole e melhorias na saúde mental e todo o tratamento é por hora marcada de acordo com a disponibilidade do paciente tornando, assim, o plano terapêutico discreto e sigiloso.

Etapas dos Tratamento

1.
Psicoterapia cognitivo comportamental
2.
Avaliação Orgâncio-funcional Psiquiátrica
3.
Coaching Individual
4.
Fitoterapia com medicamentos naturais
5.
Monitoramento do humor
6.
Avaliação de Controle
(*) Inclui no plano de tratamento uma consulta de avaliação psiquiátrica e retorno no prazo de 15 dias.

Blog


Como se internar em uma clínica psiquiátrica?

Como se internar em uma clínica psiquiátrica?

Os conflitos diários, perdas, dificuldades em lidar com as emoções, estresse, uso de drogas ilícitas, hereditariedade, exagero no uso de medicações especificas...

LER MAIS

Como ajudar alguém a deixar de fumar?

Como ajudar alguém a deixar de fumar?

O tabagismo mata mais de 10 mil pessoas a cada dia. No Brasil, essa soma é de aproximadamente 200 mil pessoas por ano as quais morrem de problemas relacionados ao uso do cigarro....

LER MAIS

Onde encontrar tratamento para parar de fumar?

Onde encontrar tratamento para parar de fumar?

O tabagismo é uma prática bastante comum em nossa sociedade. As pessoas fazem o consumo do tabaco de forma livre e ignoram os riscos de essa prática causar dependência e precisar de tratamento....

LER MAIS

Como diagnosticar um alcoólatra?

Como diagnosticar um alcoólatra?

O consumo de álcool é uma prática comum em nossa sociedade. É frequente que a pessoa que caminha para a dependência não perceba ...

LER MAIS