Brasília/DF – (61) 3244-1810 (61) 98247-4460
Recife/PE – (81) 3032-4567 (81) 99535-2737
Anápolis/GO – (62) 98259-1481
Pelotas/RS – (53)3305-2456 (53) 99900-2244
Tratamento Depressão

Tratamento Depressão


Atualmente é muito comum confundir depressão com tristeza, mas é preciso entender que essa doença vai muito além disso.
A depressão é uma desordem afetiva, em que a pessoa sente uma persistente tristeza ou vazio, perda de interesse pela vida, sentimentos de culpa ou desvalor, dificuldade de concentração e memória, diminuição da energia, podendo apresentar inclusive ideias suicidas quando parece não mais haver saída ou esperança de melhora.

Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. Ao contrário do que normalmente se pensa, os fatores psicológicos e sociais, muitas vezes, são as consequências e não a causa da depressão.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que até 2020 a depressão será a 2ª colocada entre as principais causas de incapacidade para o trabalho no mundo. Estima-se que 340 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo, e cerca de 850 mil suicídios/ano são provocados por ela. No Brasil, são aproximadamente 17 milhões de pessoas, sendo que 75% nunca receberam um tratamento adequado.

A depressão se divide em leve, moderada e grave. É um engano imaginar que a depressão leve seja menos incapacitante se considerarmos a duração dos sintomas. No entanto, os quadros moderados e graves comprometem mais o indivíduo que fica com baixa produtividade, autoestima diminuída e uma visão distorcida do mundo. 

Não importa quais forem as causas, a depressão tem solução. Porém, muitas vezes o segredo não está na farmácia ou no médico, mas numa maneira diferente de pensar e viver, na adoção de um estilo de vida saudável, na correção de pensamentos distorcidos e na resolução das causas e conflitos. Nós, da Clínica Viva Melhor trabalhamos com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, para oferecer o que há de melhor em tratamento depressivo através de estudos modernos e constantes que o ajudarão a sair da depressão, diminuir a ansiedade, reduzir o estresse e ainda promover relacionamentos interpessoais mais saudáveis.

Além de uma dieta equilibrada, exercício físico, abstinência de cafeína, álcool e cigarro, a Terapia Cognitivo-Comportamental faz-se necessária para assegurar o sucesso do tratamento.

Blog


Como se internar em uma clínica psiquiátrica?

Como se internar em uma clínica psiquiátrica?

Os conflitos diários, perdas, dificuldades em lidar com as emoções, estresse, uso de drogas ilícitas, hereditariedade, exagero no uso de medicações especificas...

LER MAIS

Como ajudar alguém a deixar de fumar?

Como ajudar alguém a deixar de fumar?

O tabagismo mata mais de 10 mil pessoas a cada dia. No Brasil, essa soma é de aproximadamente 200 mil pessoas por ano as quais morrem de problemas relacionados ao uso do cigarro....

LER MAIS

Onde encontrar tratamento para parar de fumar?

Onde encontrar tratamento para parar de fumar?

O tabagismo é uma prática bastante comum em nossa sociedade. As pessoas fazem o consumo do tabaco de forma livre e ignoram os riscos de essa prática causar dependência e precisar de tratamento....

LER MAIS

Como diagnosticar um alcoólatra?

Como diagnosticar um alcoólatra?

O consumo de álcool é uma prática comum em nossa sociedade. É frequente que a pessoa que caminha para a dependência não perceba ...

LER MAIS